Financeiro

De sustentabilidade financeira a ambiental: como tornar sua empresa mais sustentável? 

4 Mins

Para muitos empreendedores, a sustentabilidade é um tema complexo. No entanto, seu conceito pode ser aplicado de diversas maneiras na rotina da empresa 

Quando você escuta a palavra sustentabilidade, o que vem à sua mente? 

De um modo geral, as pessoas tendem a pensar em meio ambiente e em ações que envolvem essa temática. 

E não está errado, o significado dessa palavra também é sobre isso. Mas, podemos dizer que a sustentabilidade está relacionada ao equilíbrio das coisas. E é por isso que esse conceito é tão importante para a sociedade em diversos aspectos. 

Porém, como aplicar a sustentabilidade no dia a dia da sua empresa? É sobre isso que vamos discorrer nos próximos parágrafos. Acompanhe a leitura a seguir!

Os 4 tipos de sustentabilidade  

Antes de falar como e o porquê alcançar a sustentabilidade no seu negócio, vamos explicar os 4 tipos que existem:

Sustentabilidade empresarial 

Prega a organização na produção e nos processos de uma empresa sem prejudicar o meio ambiente, de forma que o negócio possa crescer economicamente.

Sendo assim, esse modelo prioriza o crescimento de longo prazo por meio de métodos sustentáveis e tende a ser bem visto pelos consumidores e demais stakeholders (pessoas ou organizações envolvidas no negócio, exemplo: investidores, fornecedores, funcionários, etc)

Sustentabilidade social 

Diz respeito à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Práticas e ações voltadas à sustentabilidade social visam diminuir a desigualdade e dar mais acesso às pessoas a questões relacionadas à saúde, educação, lazer, etc.  

Sustentabilidade econômica 

Em síntese, é o conjunto de ações que visam desenvolver economicamente uma empresa ou até mesmo um país, envolvendo a produção, distribuição e consumo de bens de maneira responsável.  

Sustentabilidade ambiental e ecológica 

Refere-se ao uso consciente de recursos naturais de modo que outras gerações também consigam utilizá-los. Aqui também entram questões como desmatamento, queimadas, poluição (da água, do solo, do ar), pois são fatores que prejudicam o meio ambiente, especialmente a médio e longo prazo. 

Como alcançar a sustentabilidade na sua empresa? 

Quando se pensa nesses 4 pilares de sustentabilidade, é comum que as pessoas imaginem que só é possível aplicar esses conceitos em grandes empresas ou apenas na governança de um país, uma vez que envolve questões econômicas e de desenvolvimento social. 

No entanto, a sustentabilidade pode e deve ser aplicada em pequenos negócios, mesmo que em ações mais singelas, mas que farão total diferença na gestão da empresa. O Sebrae desenvolveu uma cartilha de sustentabilidade com ações que devem ser adotadas para que pequenos empreendedores possam ter esse equilíbrio social, sustentável e financeiro. 

E baseado nessa cartilha, preparamos 4 dicas de como ser mais sustentável levando em consideração os pilares da sustentabilidade. Quer saber mais? Continue a leitura! 

Tenha um planejamento estratégico

O planejamento é algo que faz parte de toda empresa, ou que pelo menos deveria fazer, afinal, o objetivo de todo empreendedor é ter um negócio lucrativo. Deste modo, digamos que o planejamento estratégico é a espinha dorsal do seu empreendimento e ele anda de mãos dadas com a sustentabilidade empresarial. 

Nesse pilar entram questões relacionadas ao diferencial que a sua empresa oferece ao mercado, ao relacionamento com os consumidores, funcionários, fornecedores e, principalmente, como a sua empresa se desenvolve e se posiciona no setor de atuação. 

Todas essas questões devem fazer parte do planejamento estratégico da sua empresa e devem considerar os valores que você, empreendedor, acredita serem inegociáveis. 

Pense no desenvolvimento do seu negócio, mas priorize pessoas 

O primeiro tópico fala basicamente sobre como a sua empresa se desenvolve do ponto de vista mercadológico. Mas os negócios também envolvem pessoas e, trazendo para a realidade de pequenas empresas, é muito importante pensar no quanto a sua gestão impacta na vida dos profissionais que estão no dia a dia com você e de quem consome o seu serviço. 

A sua empresa tem um espaço para diálogo, críticas e sugestões? Qual é o tipo da sua liderança? Qual é o propósito do seu negócio? Esse é um caminho em construção, você não precisa ter todas as respostas na ponta da língua agora, mas é importante refletir sobre elas.

Seja financeiramente viável 

Chegamos num tópico sensível para muitos empreendedores, pois a questão financeira tende a ser uma das principais dificuldades de quem possui um negócio. É preciso ser economicamente viável – é a tal sustentabilidade financeira que citamos. 

E para isso acontecer, é preciso ter conhecimento sobre a realidade da sua empresa, entender sobre as principais métricas, ter um planejamento financeiro e contar com as ferramentas certas para tornar o negócio viável. 

A Marvin é um exemplo de ferramenta que pode contribuir com a viabilidade financeira da sua empresa. Com a nossa solução, é possível acessar o saldo de vendas no crédito em suas maquininhas de cartão para pagar fornecedores, eliminando de uma vez por todas as taxas de antecipação de recebíveis e/ou o acesso à linhas de crédito, que tendem a ter juros elevados e prejudicam o caixa da empresa. 

Opte por fornecedores sustentáveis 

E por fim, chegamos na parte de sustentabilidade ambiental. É possível agir de forma ecologicamente correta de diversas maneiras na sua empresa, seja economizando papel, fazendo reciclagem e contando com fornecedores sustentáveis. 

A Terraw, por exemplo, é uma empresa que oferece ao mercado embalagens sustentáveis, 100% biodegradáveis e compostáveis, com zero plástico. Eles acreditam que, com matérias-primas que nascem da terra e voltam para a terra, é possível reduzir o impacto ambiental e trazer mais inovação para o negócio. 

E a fim de incentivar práticas mais sustentáveis, a Marvin e a Terraw se uniram para fazer uma campanha: você pode levar o Kit Amostra da Terraw por apenas R$0,99, basta pagá-lo através de nossa plataforma. Gostou? Veja mais sobre a oferta neste link

Viu como não é difícil ser uma empresa sustentável? Conte com a Marvin e com a Terraw para ter sustentabilidade de ponta a ponta no seu negócio! 

2 Comments

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog da Marvin

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading