FinanceiroMarvin

O que você precisa saber sobre a antecipação automática de recebíveis?

4 Mins

Todo empreendedor já pensou em recorrer à antecipação de recebíveis em um momento de desespero. O recurso emergencial é sintoma de um fluxo de caixa desequilibrado. Porém, há quem o utilize com tanta frequência que adotou a antecipação automática como estratégia de negócio.

O que pouca gente sabe é que, apesar da praticidade, a ferramenta financeira pode não compensar as taxas e juros envolvidas no processo. 

Neste texto, explicamos o que é antecipação automática de recebíveis, os riscos deste crédito e os cuidados que você deve tomar para evitar problemas.

O que é a antecipação automática de recebíveis? 


Como o próprio nome sugere, a antecipação automática de recebíveis é uma forma de antecipação de recebíveis, só que ao invés de ser pontual e eventual, é automática e recorrente, por contrato o empreendedor fica obrigado a antecipar tudo todos os dias.

Pense, por exemplo, numa loja de materiais de construção com um alto fluxo de clientes. Ao final de cada semana, a empresa precisa repor as mercadorias vendidas, mas a maior parte das vendas é realizada via cartão de crédito, com muitas vendas no parcelado. Ou seja, o dinheiro só vai ser recebido em alguns meses. 

A loja, então, opta por antecipar os recebíveis para ter aquele dinheiro em caixa logo. A antecipação automática nasce quando esse processo se repete tantas vezes que o empreendedor acha que não faz sentido enfrentar toda a burocracia mês a mês. Além de muitas vezes as maquininhas oferecerem essa opção já logo na contratação.

Ao aderir à modalidade, a empresa não precisa mais entrar em contato com a adquirente do maquininha para informar os valores e parcelas que deseja antecipar. Ao invés disso, tudo o que for vendido via cartão de crédito vai direto para a conta da companhia dentro do prazo estipulado em contrato. 

A modalidade é usada por negócios que precisam de dinheiro em caixa com frequência e rapidez, seja para pagar fornecedores ou contratar funcionários, mas realizam grande parte das vendas com pagamentos futuros como o cartão de crédito. 

Mas nem tudo são flores. Sem planejamento e atenção aos detalhes, o sonho pode virar pesadelo. 

Os riscos da antecipação de recebíveis automática


Algumas vezes as tarifas e descontos cobrados na antecipação automática são menores do que na antecipação pontual. E esse é um dos motivos que torna a modalidade tão atrativa para os empreendedores. 

O problema é que, em troca da liquidez, a empresa perde a autonomia do processo e o controle das próprias finanças, além de muito dinheiro.

Afinal, mesmo com taxas menores do que outras modalidades de crédito, os descontos continuam. Ou seja, a companhia vai se acostumar a ganhar todos os meses menos dinheiro do que deveria, de fato, receber. 

E esse desfalque para receber o dinheiro faz com que você precise de novas antecipações no futuro, criando uma bola de neve.

Cuidados para antecipação automática de recebíveis


A empresa que deseja evitar prejuízos ao fluxo de caixa quando opta por realizar uma antecipação de recebíveis automática, precisa tomar alguns cuidados. Preparamos uma lista de pontos de atenção que você deve tomar para diminuir os riscos envolvidos nesse processo. 

Atente-se aos detalhes

Quando os juros da antecipação automática já nem são mais notados, pois fazem parte da lista de despesas mensais da empresa, como um hábito, é natural dar menos atenção para aspectos primordiais, como juros e taxas. 

Porém, assim como liderar uma empresa, antecipar recebíveis não pode ser algo feito no automático. Continue dando atenção aos descontos, analise os juros e fique de olho no tempo que demora para ter o dinheiro na conta. 

A empresa deve ter sempre todos os números em mãos para que a antecipação não se transforme em um transtorno causador de prejuízo.

Releia o contrato

Parece uma dica óbvia, mas a verdade é que muita gente entrou na modalidade de antecipação automática sem nem saber, pois não se atentou às letras miúdas do contrato ou não desconfiou do discurso sedutor da instituição de pagamento.

Se você vende para os clientes no crédito e recebe já no dia seguinte, alguém está pagando a conta. E provavelmente é você mesmo. Para não comprar gato por lebre, compreenda o que está nas entrelinhas do seu acordo. 

Planejamento financeiro é primordial

O procedimento de antecipar recebíveis é, por si só, um recurso emergencial. Portanto, se a sua empresa chegou ao ponto de transformar a ferramenta em algo repetitivo é porque está perdendo o controle do fluxo de caixa. 

Para evitar as consequências dessa movimentação, desenvolva um planejamento financeiro com ações claras e prazos a serem cumpridos. Busque soluções para retomar as rédeas do seu negócio e compreenda que a antecipação de recebíveis deve ser vista como um recurso emergencial.

Conheça soluções alternativas

E se ao invés de antecipar os recebíveis, recebendo menos dinheiro do que deveria, a sua empresa pudesse utilizar esse valor para realizar transações direto com os fornecedores? 

A Marvin tornou isso possível. Por meio da nossa plataforma, você pode utilizar os recebíveis do futuro para pagar os seus fornecedores agora sem os juros e descontos tradicionais desse tipo de operação. 

E quem contrata os serviços da Marvin também tem acesso a uma ferramenta em que é possível visualizar todos os recebíveis e identificar quanto daquela grana já está comprometida. 

Todas essas soluções têm um só objetivo: dar ao empreendedor maior controle sobre seu próprio negócio e suas finanças. 

Se você quer fugir dos riscos da antecipação automática, mas precisa antecipar seus recebíveis, nós podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog da Marvin

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading